pg 1.jpg

O PRESENTE

fazendo a diferença em cada

ENCONTRO

Palhaços terapêuticos para idosos

  • Facebook
  • Instagram
  • Branca ícone do YouTube

CONHEÇA O NOSSO TRABALHO

O RISO COMO POTENCIAL DE CURA

O nosso projeto sempre aconteceu onde estão os idosos institucionalizados. Até março de 2020, trabalhávamos em 3 Instituições de Longa Permanência pra Idosos do Rio de Janeiro. Hoje, estamos chegando ao nosso respeitável público, institucionalizado ou não, pela internet.

Levamos, através da palhaçaria, atenção, conexão e empatia para os nossos anciões, por vezes debilitados, deprimidos e abandonados. Não há como pensar no futuro, sem cuidar com carinho e aprender com o nosso passado.

 

Um trabalho que é calcado na ludicidade e ancorado pelos seus resultados práticos.

94,4%

Dos idosos passam a se movimentar mais

85,7%

Dos idosos se comunicam mais

VEJA COM SEUS PRÓPRIOS OLHOS 

EM TEMPOS DE QUARENTENA

SE ADAPTAR SIM, PARAR JAMAIS

Diante da impossibilidade da visitação semanal aos idosos, principal grupo de risco da COVID - 19, a equipe de palhaças e palhaços dO Presente Encontro propôs para as instituições que visitam a produção de conteúdo audiovisual, inspirado no formato das visitações que fazem semanalmente as ILPI´s, incluindo assim: músicas de época, jogos cômicos, relatos do cotidiano sob a ótica do palhaço, assim como proposições não lineares, abstrações com jogos sonoros e visuais visando aqueles residentes em estado de demência com o cognição mais comprometida.

O objetivo maior desta proposta é minimizar os efeitos provocados pelo isolamento que tem agravado os quadros de depressão dos residentes. No entanto, tais programas não se destinam apenas a idosos institucionalizados, já que a linguagem adotada não é direcionada exclusivamente a estes, podendo atender assim a idosos que se encontram em suas residências com o cuidado da família ou mesmo os idosos autônomos.

VEJA AQUI (OU MOSTRE PARA OS SEUS AVÓS)ALGUNS DOS NOSSOS EPISÓDIOS

NOSSA HISTÓRIA

COMO COMEÇAMOS E PARA ONDE QUEREMOS IR

O PRESENTE ENCONTRO é um projeto de visitas continuadas realizadas por palhaças e palhaços profissionais especializados no trabalho com o público idoso. As visitas semanais são realizadas em ILPI´s (Instituições de Longa Permanência para idosos) localizadas na Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro. Atendendo prioritariamente ao público demenciado, portadores de quadros como Alzheimer e outras doenças que geram imobilidade ou prejuízos na sociabilidade, o trabalho busca fortalecer a auto estima e o sistema imunológico dos idosos.

Fruto do projeto Uma Bela Visita, desenvolvido no Canadá pelo grupo Teatro do Sopro (Flávia Marco e Olivier Terreault), que trouxe a metodologia e a experiência de 12 anos de Olivier, co-fundador da maior organização de palhaços terapêuticos profissionais do Canadá, a Fundação Dr Clown, O PRESENTE ENCONTRO surge depois de 04 anos de trajetória e parceria através de inúmeras formações e uma rotina de visitas semanais. Atualmente focado na interface entre a Arte e a promoção da Saúde do público idoso, O PRESENTE ENCONTRO busca verticalizar sua atuação através de: treinamento continuado, troca e produção de conhecimento junto a grupos de atuação similar e profissionais da psicologia e produção de conteúdo audiovisual como ferramenta de trabalho durante a pandemia. Assim, o grupo amplia o alcance de seu trabalho e potencializa o impacto da Arte no campo dos cuidados paleativos.

QUER COLABORAR?

GABRIEL SANT'ANNA

é ator, autor, contador de histórias, músico, palhaço, integrante da Cia do Solo e pai do João, do Zé e da Lili (Só 1 não é gato. Adivinhe quem.) Desde 2001 percorre o Brasil se apresentando em diversos espaços como teatros, bibliotecas, livrarias e praças entre outros. Em 2016 começou a atuar como palhaço em hospitais e ILPI´s com o carismático aspirante a cantor: Francisnélson.

perfil gabriel.JPG

JULIANA BRISSON

é faminta ou taurina. Também é atriz, palhaça e professora. Desde 2013 investiga a linguagem das máscaras, trabalhando mais especialmente com máscaras balinesas na Cia dos Bondrés, desde 2017. Em 2014, inicia seu trabalho com palhaçaria hospitalar na Enfermaria do Riso e a partir de 2018 também começa a frequentar as ILPIs, com Gilda Vicentina tropeçadora de conversas.

perfil ju.JPG
perfil martha.JPG

MARTHA PAIVA

é mulher pra toda obra, de arte! Mãe de gato e colinho dos sobrinhos, é palhaça, atriz, contadora de histórias, estudante de música e co-criadora do grupo teatral Cia do Solo. Artista de rua desde 2013, viaja pelo Brasil e pelo mundo levando sua arte. Atua em hospitais desde 2011 e em asilos desde 2016 com o Teatro do Sopro e agora no Presente Encontro onde vive a sonhadora Aurora Charlotte.

 

O PRESENTE ENCONTRO

  • Facebook
  • Instagram
  • Branca ícone do YouTube
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now